Skip to content

11 de janeiro de 2019

Tensão silenciosa das fotografias de Maria Svarbova

Retrato de Maria Svarbora

Nascida em 1988, a fotógrafa autodidata Maria Svarbova estudou restauração e arqueologia. Nesse mesmo período, a fotografia surgiu como um hobby, para logo virar profissão em tempo integral. Hoje ela é contratada de grandes marcas, entre elas, a Vogue americana.

A inspiração da artista está nas pessoas normais e em suas rotinas, mas as narrativas de Sarbova não entregam a história completa para que as pessoas reflitam a respeito dos cenários capturados.

Série Plastic World, por Maria Svarbova

Svarbova tem um cuidado notável em suas composições, utilizando uma paleta de cores bem planejada e criando espaços amplos em cenários minimalistas. As fotografias causam uma tensão silenciosa, um convite para uma pausa contemplativa.

A série Swimming Pool, uma das mais conhecidas da artista, foi criada em 2014 e continua até hoje. O projeto surgiu quando, em busca de locações fotográficas interessantes, Svarbova se deparou com as piscinas públicas construídas na Era Socialista na Eslováquia. O cenário contribui perfeitamente para o seu estilo minimalista e simétrico. Na série, os modelos são apresentados em movimentos congelados e com coloração fria o que enfatiza ainda mais o colorido das roupas. A preocupação com qualidade técnica e riqueza de detalhes também é uma característica evidente da fotógrafa.

Série Swimming Pool, por Maria Svarbova

Série Swimming Pool, por Maria Svarbova

Série Swimming Pool, por Maria Svarbova

Outra série interessante de Maria Svarbova é a Plastic World (mundo plástico), na qual os personagens agem como manequins, com total ausência de emoções. As fotografias desafiam o observador a questionar os papéis enraizados que desempenhamos na sociedade e nossa aparente incapacidade de mudar esse destino pré-determinado da vida.

Série Plastic World, por Maria Svarbova

Série Plastic World, por Maria Svarbova

O trabalho de Maria Svarbova já foi destaque em jornais e revistas de grande repercussão, como The Guardian, EL Pais, Leica, Vogue, Cosmopolitan e Harper’s Bazaar. Em 2017, ela entrou para a lista dos “Under 30″ revista da Forbes que reúne os jovens mais bem sucedidos abaixo dos 30 anos.

Para conhecer muito mais do trabalho da Maria Svarbova, acesse suas redes sociais e sites.
https://www.mariasvarbova.com/

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments