Skip to content

16 de agosto de 2011

Centro de Fotografia da ESPM-Sul apresenta novo curso: Fotografia de Casamento + PhotoBook

Foto: Everton Rosa

Se a festa de casamento é um dos momentos mais importantes na vida de um casal, a fotografia desse dia tem um papel fundamental na história dos dois — e quem faz o registro deve estar ciente dessa responsabilidade. A preparação da noiva, o momento em que ela entra na igreja, o olhar do futuro esposo enquanto ela caminha até o altar, a emoção dos convidados… É fundamental que tudo isso seja registrado. Enquanto os momentos espontâneos, que captam a energia do momento, são registrados de maneira semelhante ao exercício do fotojornalismo, as fotos tradicionais, posadas, exigem um outro tipo de trabalho. Nos últimos tempos, os noivos passaram a ter outras exigências quanto a documentação afetiva de sua união, crescendo a demanda por um registro, além de dentro dos padrões tradicionais, com alguns toques de originalidade.

Foto: Everton Rosa


Pensando na fotografia social como um dos campos de trabalho mais rentáveis da área, e na necessidade de capacitar os interessados aos procedimentos e técnicas que fazem das fotografias de casamento a expressão máxima da memória afetiva dos casais retratados, o Centro de Fotografia da ESPM-Sul estreia o curso Fotografia de Casamento + PhotoBook. O professor é Everton Rosa, que trabalha com fotografia publicitária, comercial e de moda desde o início da década de 90, passando ao campo da fotografia social há mais de 10 anos. Entre bodas e aniversários está seu trabalho mais recente, o casamento da apresentadora Ana Maria Braga. Suas aulas contarão com a colaboração do Diretor de Arte Francisco Magalhães. Na área de criação e tratamento de imagens há mais de 12 anos, ele já lecionou técnicas avançadas de Photoshop para designers, ilustradores e fotógrafos.

Everton Rosa. Foto: Staff


Em oito encontros, todo um panorama desse ramo da fotografia será traçado. Na primeira aula, o professor usará sua experiência para dar aos alunos uma visão global da fotografia de casamento, com direito a análise de álbuns e equipamentos. Os rituais nas diferentes religiões, bem como o que se espera do comportamento do profissional em cada uma delas, será o próximo assunto. A partir daí, a primeira aula prática tem início: no terceiro encontro, o interior de uma igreja de Porto Alegre será locado especialmente para o curso. As próximas aulas abordam a edição e a montagem de um Photobook. Uma outra saída de campo, dessa vez noturna, com uso de flash e luz de LED, ainda está no programa. Análise de carreira, portfólio e estratégias mercadológicas encerram o curso.

Foto: Staff


Aos interessados, os pré-requisitos são: conhecimentos de nível intermediário em fotografia digital, possuir câmera fotográfica DSLR (câmera digital reflex que permite a troca de lentes), familiaridade com o ambiente do sistema operacional Windows e conhecimentos básicos do programa Photoshop. Interessados podem adquirir mais informações sobre o curso neste link.

Foto: Everton Rosa

Foto: Everton Rosa


Foto: Everton Rosa

Read more from Sem categoria

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments